Dicas para o Ensaio de Família

SCCOPO_0013.jpg

1- Não se preocupe em fazer poses.

Estaremos orientando o posicionamento de vocês. Divirtam-se e deixe que nós captamos as "poses" mais espontâneas. Aquela gargalhada ou o abraço apertado são situações que mostram o verdadeiro amor entre a família. 

 

2– Já pensou em fazer as fotos em casa?

É claro que antes você deve conversar com o fotógrafo, a decisão é sua, mas sempre leve em consideração a opinião do profissional que você contratou nas suas decisões. Produzir as fotos em casa, tem algumas pequenas vantagens, como precisar se preocupar com o vestuário, geralmente as gestantes ficam mais relaxadas e o clima fica mais íntimo.

Outra vantagem das fotos em casa, é que fica mais fácil utilizar objetos pessoais para compor as fotos.

Caso você tome a decisão de produzir as fotos na sua casa, vale a pena levar o fotógrafo no local antes de tomar a decisão final. Pois o profissional terá a visão técnica, e vai avaliar as condições de luz etc.

3 - Fotos ao ar livre

Muitas famílias preferem fazer as fotos ao ar livre, na praia, em algum parque ou praça… Sempre levando em consideração a opinião do fotógrafo, escolha um local bonito e se divirtam, geralmente ficam as fotos ficam lindas em ambiente natural.

Tente marcar as fotos para o começo da manhã ou final da tarde, são os horários que permitem uma melhor condição de luz.

4 - Que roupa usar?

  • Sejam vocês mesmos

Esqueçam a ideia de que ensaio de família precisa ter sempre jeans e camiseta branca. Embora seja lindo, muitas vezes esse estilo não corresponde à personalidade da família.

Procurem se vestir como no dia-a-dia, para que essas fotos representem como vocês realmente são. Se você usa salto sempre, tudo bem fotografar de salto. Se costuma ser discreto com os acessórios, não há motivos para no dia das fotos colocar colares e brincos volumosos.

Se puder, escolha peças atemporais, clássicas, que tenham um corte legal e o mais importante, que você se sinta confortável e que represente o que você é!

  • Elejam uma cartela de cores.

Sempre digo que as roupas precisam ser escolhidas à dedo, para passarem despercebidas. Se chamarem atenção demais, algo está errado!

Escolher um tom em comum ajuda a trazer harmonia para o ensaio. Só cuidem para não parecerem uniformizados demais!

Às vezes a presença de um tom da roupa da criança está em um acessório da mãe… Não precisa todo mundo se vestir com a mesma cor, mas havendo essa ligação entre as cores, tudo parecerá muito harmonioso.

 

  • Estampas

Evite roupas muitas estampadas. Dê preferência por estampas pequenas. No caso de fotos de família, não fica legal todos vestirem roupas estampadas. Dessa forma, uma pessoa deve vestir a roupa estampada e as demais, usarem roupas sem estampa e com cores que combinem. Muito atenção às estampas. Elas podem dar um “up” nas suas fotos ou podem acabar com a harmonia das roupas.

  • Todo mundo despojado – ou todo mundo social.

Esse é uma das coisas mais importantes para não gerar desconforto quando vemos uma foto. Sabe quando você vê no shopping ou em um restaurante uma mulher toda arrumada e produzida e o marido de bermuda e chinelo? Não podemos cometer essa gafe nas nossas fotos!
Se estamos fazendo um ensaio de família e a mãe vai usar uma regatinha e short jeans, faz sentido que o pai e o filho usem camiseta e bermuda. 

  • Na mesma estação.

Essa dica é importante principalmente quando estamos com crianças ou bebês. Acabamos agasalhando demais os pequenos e nem sempre nos vestimos na mesma forma.

Ao olhar a foto, não podemos passar a sensação de: ué, estava frio ou calor neste dia? Continua em dúvida sobre o que vestir? Fique tranquila, o mais importante é que todos se vistam para a mesma estação, para evitar essa estranheza.

No final desta página colocamos algumas imagens como sugestões de looks e paletas de cores

5 – Maquiagem

Maquiagem e cabelo feitos por um profissional é muito importante para fotografia, consideramos um investimento imprescindível para o sucesso das fotos. Esses serviços não estão inclusos em nossos pacotes.

De preferência só a maquiagem corretiva, bem leve. Na produção das fotos serão tiradas fotos do corpo inteiro, e se houver diferenças no tom da pele vai aparecer e pode prejudicar a beleza das fotos. Nada demais em querer esconder algumas estrias indesejadas na barriga, mas não exagere, se ficar perfeito demais pode tirar a magia da gravidez.

Sobre o penteado, vale a mesma regra, não exagere na produção, é recomendado no máximo uma escova ou baby liss, a ideia é que a produção fique linda, mas sem perder o lado natural.

6 – Mãos

As mãos são uma parte importante que aparecerá em várias fotos, por isso o ideal é que elas estejam feitas e bonitas. De preferência para esmaltes incolores ou neutros para que possam combinar com todos os tons de roupas.

7–  E o pet?

Sim, se a locação permitir, os pets também podem participar. Também recomendados que alguém acompanhe para tomar conta do pet enquanto você tira o restante das fotos.

8 – Acessórios

Essa parte é opcional, mas é muito válida também! Isso inclui , por exemplo, a bicicleta que seu filho adora, um instrumento musical que seu marido toca ou um brinquedinho do seu pet.

9 – Não esquecer

Não se esqueça de trazer calçados confortáveis, protetor solar, repelente e um casaquinho se achar necessário.

10 – Dica importante

E a dica mais importante de todas é a alegria, o riso frouxo. Porque não existe foto mais linda que o registro da felicidade plena! Curtam o seu dia, sintam o amor entre vocês e relaxem.

No mundo ideal o dia do ensaio deveria ser bem tranquilo, um dia para se cuidar, fazer as coisas devagar, aproveitar cada minuto para na hora do click, se emocionar e se divertir!